Vinil Adesivo – Características da Camada Adesiva

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Na postagem passada, vimos que o vinil adesivo, material muito utilizado em peças publicitárias devido a sua capacidade de aderir a superfícies planas e curvas, possui quatro camadas. Camada adesiva, frontal, silicone e protetor. Hoje abordaremos as particularidades da camada adesiva e as característica que permitem o vinil se fixar às superfícies.

A camada adesiva é composta por uma cola que é ativada ao pressionar o adesivo contra uma superfície, fazendo assim com que o vinil fixe onde você desejar. Essa cola pode ser feita à base de água, como comumente acontece, ou pode ser feita à base de solvente, que torna a cola mais potente e eficaz.

  • Adesivo à base de água: também chamado de adesivo acrílico aquoso, emulsão ou dispersão. Esta opção é mais barata se comparada ao adesivo à base de solvente, no entanto, outras substâncias que também sejam a base d’água podem causar danos e enfraquecer o adesivo por possuírem a mesma base. Outra desvantagem deste tipo de cola é que facilmente deixa resíduo quando o vinil é retirado, restando aquelas marcas indesejadas, diferente dos de base solvente.
  • Adesivo à base de solvente: essa cola é altamente resistente e durável, o que a torna apropriada para envelopamento e personalização automotiva. No Brasil, a variação climática exige mais resistência de produtos químicos, e esse tipo apresenta desempenho para resistir ao efeito da água e outras substâncias químicas,. Temperaturas altas e baixas também não são problemas para esse adesivo. Tantas qualidades e características resultam em um valor um pouco mais elevado em comparação ao adesivo à base d’água, no entanto o desempenho de alta qualidade é efetivo e oferece maior retorno no futuro por demandar menor custo de manutenção.

As outras duas camadas do vinil adesivo funcionam para dar estrutura e compor o produto final. O silicone é a camada que impede que o adesivo e o vinil se misturem, enquanto a protetor é aquela película que retiramos antes de colar o adesivo. Sua função é proteger a cola do adesivo para que ela não ative ao tocar em qualquer superfície.

O vinil adesivo também é classificado quanto a sua aplicabilidade e forma de fixação:

Permanente: se refere a propriedade de, uma vez retirado o protetor e o produto aplicado a uma superfície, a cola é ativada e o adesivo se fixa e permanece por um longo período, não podendo ser movido ou reposicionado. Isso exige cuidado na aplicação do produto, pois aplicá-lo incorretamente pode danificar grande parte do produto.

Reposicionável: esse adeviso leva algumas horas para secar completamente, isso da chance dele ser ajustado e reposicionado até estar na posição desejada. Apesar de haverem técnicas de aplicação úmida em vinis adesivos permanentes para poder reposiciona-lo, isso aumenta exponencialmente a chance de surgir bolhas ou danificar o produto, já o adesivo reposicionável não apresenta surgimento de bolhas e nem perda de qualidade enquanto é reposicionado.

Removível – como sugerido, pode ser removido com facilidade. No entanto, é mais indicado para peças publicitárias e não muito recomendado para envelopamentos automotivos, pois não apresentam a mesma duração dos demais.

O vinil adesivo é um material versátil e muito utilizado em campanhas publicitárias de todo tipo. Suas variações e características exigem entendimento de uma equipe profissional para desenvolver sua publicidade, desde a escolha do tipo de vinil adesivo, até o corte, aplicação e manutenção do produto final. Conte com Apex do Brasil para cuidar da sua propaganda e selecionar os melhores meios para um trabalho com qualidade e profissionalismo.