Tipos de Propaganda e a Importância de Conhecê-los

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Na postagem anterior, a Apex do Brasil apresentou algumas características que definem o que é propaganda e o porquê dela ser a alma do negócio.

Hoje, serão ilustrados tipos de propagandas e a razão por qual é importante saber diferenciar os tipos e em quais ocasiões uma propaganda assume outro caráter distinto da propaganda com apenas o intuito de vendas.

Quando ouvimos falar sobre propaganda, na hora nós associamos com os comerciais de TV, às publicidades na rua, panfletos e anúncios na internet. Essa propaganda é chamada de Propaganda Comercial, cujo objetivo é informar o consumidor sobre tal produto e incentivá-lo a comprar. Porém, a propaganda comercial não é o único tipo de propaganda, há também:

Propaganda Institucional – o objetivo é a informar e alertar as pessoas a respeito de regras e implementações de regras e normas de prevenção. Utiliza linguagem com apelos estilísticos que, combinada com a ortografia detalhada, sensibiliza o público. Por exemplo: propagandas que vimos na TV alertando sobre a importância de cuidar da saúde, se prevenir contra algumas doenças ou tomar vacinas.

Propaganda Eleitoral – o famoso anúncio de candidatos durante o período eleitoral anterior às eleições.

Propaganda Política e Partidária – amplamente usada ao longo da história, essa propaganda se difere da anterior no objetivo, que visa atrair pessoas e interesses para um determinado partido político.

Propaganda Governamental – divulgam ideias e informações a respeito do que se passa com o Governo, como campanhas, prestação de serviços e objetivos, ao mesmo tempo que sustenta sua imagem.

Propaganda Religiosa – uma religião precisa expor às pessoas os seus objetivos, valores, mensagens e, principalmente, informações sobre sua doutrina. Esse tipo de propaganda objetiva atrair fieis. A igreja Católica expandiu seu domínio usando deste recurso para alcançar a população.

Costumamos assistir às propagandas na televisão ou em panfletos e banners, mas há como construir a propaganda de forma mais subjetiva, como colocando-a em filmes e músicas. A igreja evangélica, por exemplo, cresceu usando amplamente músicas que expressam seus valores e crenças.

Apex do Brasil é especialista no ramo de produção de mídia publicitária e acredita na importância de entender todos os processos que ocorrem por detrás da criação de uma propaganda de sucesso. Desde a criação até a produção do material, é fundamental entender o objetivo e quais as formas de atingí-lo.

Como pudemos ver, há diversos tipos de propaganda que visam provocar efeitos específicos no público. No ramo publicitário, surgem cotidianamente situações onde os tipos de propaganda devem se conversar e misturar para transpor o desafio de criar determinada campanha, elaborando algo maior do que uma simples propaganda. Eis a razão de compreender e se informar sobre como funciona cada aspecto de uma propaganda, a alma do negócio.