Significado das Cores na Publicidade e Propaganda

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Cores representam o nosso mundo através das sensações que nos transmitem . Permite o homem se expressar, sendo usadas desde a antiguidade em pinturas corporais de guerreiros, vestimentas reais e cerimoniais, artes, etc. Estruturas e monumentos, como catedrais, são adornados de vitrais coloridos e de símbolos cheios de significados expressos graças as cores, que juntas compõem uma imagem e o sentimento a ser invocado assim que a olharmos.

Esse valor transmitido pelas cores é cultural, ou seja, cada cultura interpreta o significado de determinada cor à sua maneira. Em algumas ocasiões, pode ter valor universal, como o verde e o vermelho nos semáforos.

O uso de cores para expressar como nos sentimos é mais comum do que imaginamos e acontece com frequência. Quem nunca ouviu as expressões “vermelho de raiva” ou “vermelho de vergonha”, ou até mesmo o “roxo de fome” e o “branco de susto”?

No mercado de consumo, as cores desempenham um papel importante na percepção do cliente, pois pode despertar sensações e influenciar a decisão de compra. Entender o papel das cores e como elas se relacionam com o psicológico das pessoas é um recurso muito utilizado pela publicidade e propaganda, que escolhe as cores que irão compor uma campanha de acordo com a mensagem e conceito que querem comunicar aos consumidores.

Certamente as cores que acompanham um produto ou uma logo é minuciosamente pensado e trabalhado, não são escolhidas ao acaso, e a Apex do Brasil separou alguns significados que as cores trabalham quando empregadas na publicidade e propaganda:

  • Vermelho – paixão, força, motivação, fartura e coragem. É intenso, dinâmico e incentiva a confiança e ações de proteção. Muita associada a força vital, como o sangue e o pulsar do coração.
  • Azul – serenidade, compaixão, calma e imaginação. Estimula a criatividade e a espiritualidade. Transmite segurança.
  • Amarelo – inspiração, fidelidade, clareza, comunicação, otimismo e foco. A cor mais vibrante e enérgica das cores quentes. É alegre, feliz e tem o poder de acolher.
  • Verde – associada à saúde e à tranquilidade. Rejuvenesce e representa o ecológico, o natural, a vitalidade, crescimento, fertilidade, natureza, cura e alivia o stress. É a cor da harmonia e da prosperidade.
  • Laranja – quente e exuberante, representa a graça, fascinação, interação e entusiasmo. Ou seja, uma cor que fala de relações de confiança. Menos excitante que o vermelho, transmitindo calor estimulante, amigável e convidativo. Cor cheia de energia.
  • Rosa – amor, doçura, ternura e sedução são características do rosa. Um tom meigo e delicado, porém acolhedor e com certa intensidade. Cor doce, cativante e alegre.
  • Violeta – introspectivo e trabalha com valores internos, como respeito, devoção, consciência, paz e intuição. No marketing, é a cor da criatividade e sabedoria, representa a nobreza, sucesso e estimula a resolução de problemas.
  • Marrom – sólido e confiável, o marrom significa praticidade, paciência, estabilidade, solidez e diligência. É uma cor natural, nobre e vinculada a sofisticação e seriedade.
  • Branco – pureza, fé, benevolência, graça, inocência e transparência. O branco faz alusão à neutralidade, ao calmo e está ligado a limpeza, higiene e transparência de valores e ideias.
  • Preto – diferente do que costumamos ouvir, o preto não remete a sentimentos negativos, muito pelo contrário. É a mais elegante das cores. Transmite proteção, inteligência, sofisticação, força e astúcia. Um tom intenso capaz de atribuir profundidade naquilo que é utilizado.
  • Dourado – cor da influência, da riqueza, luxo, abundância e sabedoria. Facilmente remete à realeza, bens e ao requinte.

Especialista no ramo de impressões e mídia publicitária, Apex do Brasil trabalha com profissionais especializados em todo o processo de criação da sua campanha, desde o modelo inicial até o trabalho acurado para garantir que as cores escolhidas sejam reproduzidas fielmente nas impressões. Escolha trabalhar com quem entende do ramo e assegure agilidade e tranquilidade durante a confecção da sua campanha!