Produção e Principais Tipos de Vinil Adesivo

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Apesar de haver diversos tipos de vinis, a base de todos é a mesma. O que os transforma para diferentes tipos de aplicação, é o processo de fabricação por qual eles passam e o acabamento. Os três principais são o vinil cast, calandrado e o super calandrado.

O vinil adesivo é composto por 4 camadas: frontal, adesivo, silicone e protetor. O foco aqui é a camada frontal, pois ela quem recebe a cor, textura e arte do adesivo.

  • Vinil Cast – Uma mistura homegênea e líquida de resina feita a partir de PVC, pigmentos, solventes e aditivos despejados sobre um filme de poliéster e distribuída na forma de acordo com a espessura desejada. Após, a mistura é assada em fornos especiais para formar o frontal.
    Por conta do vinil cast não ser esticado, seu estrutura é ideal para ser aplicado em envelopamento de veículos, pois sua estrutura consegue aderir a superfícies planas e curvas simples, irregulares e arredondadas.
  • Vinil Calandrado – produzido a partir de PVC, pigmentos, plastificantes, estabilizante e antioxidantes, gerando uma pasta calandrada. Isso quer dizer que essa massa é processada em calandras, máquina com diversos cilindros contrarrotantes que moldam e afinam a pasta de PVC, intercalando entre as rotações de cada cilindro que giram em sentidos opostos e alternados.
    A diferença desse processo para o vinil cast, é que a massa é esticada pelas calandras e afinada, enquanto no anterior a massa mantém as dimensões físicas.
  • Vinil Super Calandrado – o processo é o mesmo do vinil calandrado, porém a massa utilizada é a mesma do vinil Cast, recebendo um preparo diferenciado. Os componentes da pasta são de melhor qualidade, dando ao produto um corpo superior ao do calandrado comum.
    Os adesivos calandrados também são excelentes para adesivação de veículos, pois é capaz de envolver e aderir em curvas complexas e acentuadas de todos os tipos.

A tendência com esses processos é que o vinil não encolha e mantenha suas dimensões físicas, como altura e largura. Isso assegura a durabilidade da adesivação, qualidade e diminui a chance de falhas de aplicação acontecerem, como bolhas e má aderência.

Podemos perceber que os detalhes de processamento da massa bruta do vinil é que determina suas características e uso. Por isso, conte com a Apex do Brasil para adesivar e envelopar veículos, pois os profissionais preparados e especializados no serviço garantem acabamento perfeito nos detalhes, o que faz toda a diferença para um trabalho marcante e efetivo de marketing.