O que é Propaganda

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Embora seja uma palavra que todos estejamos habituados a ouvir, propaganda é um conceito ambíguo que representa uma gama de coisas não muito específicas. A essência do conceito está ligada a prática de anunciar, difundir ideias e informações sobre produtos, instituições, serviços, campanha política e crença. Ou seja, a propaganda é um meio de incentivar, informar e persuadir o público.

A origem da propaganda é histórica, existindo desde a época das cruzadas da igreja Católica no século XI para propagação ideológica, perdurando no tempo até os dias de hoje nas televisões, ruas e anúncios de internet.

Ao longo das eras, a propaganda foi se reinventando e acompanhando na linha de frente as mudanças da sociedade, moldando-se às novas necessidades. Hoje alcança um status múltiplo de conceitos e utilidades, podendo ser empregada como: propaganda de produto, mais comum conhecida; propaganda política, propaganda governamental, propaganda ideológica, propaganda de serviços e muitas outras.

Entendendo o conceito de propaganda, fica claro o porquê da propaganda ser a alma do negócio, não é mesmo? É um estratégia antiga, mas longe de cair de cair em desuso.

Qual a vantagem da propaganda?

Em obras de arte, discursos, política, filmes e músicas a propaganda está presente. É a estratégia que assume a função educacional e informativa quando usada da forma certa.

A propaganda visa expandir a visibilidade da marca no mercado e introduzir o produto oferecido. É preciso dar publicidade para o produto para então o consumidor poder conhecer as qualidades e características que diferenciam sua mercadoria da concorrência.

Com a propaganda, esse objetivo se torna possível e, ao mesmo tempo que informa o cliente da existência do seu produto, o incentiva a comprar.

Depois de conhecido e estabelecido no mercado, a etapa seguinte envolve manter a estabilidade do produto e fidelizar os clientes, e a propaganda cumpre o propósito de justamente atualizar o consumidor a respeito de seus serviços e retê-los para que voltem a consumi-lo.

Isso acontece porque a propaganda melhora a reputação da sua empresa, construindo uma imagem de profissionalismo e qualidade. Dentro do mercado competitivo não é fácil manter-se relevante e não acabar produzindo propagandas agressivas que surtem o efeito contrário, constroem uma imagem negativa para a empresa.