O que é consumo consciente? É o consumo de forma a conhecer os processos e o tipo de produto adquirido. Conhecer a origem dos ingredientes e materiais de produção, tal como a real necessidade de comprar o produto.
Há indícios do movimento ter começado no século XIX, em Nova York, Estados Unidos.
Um grupo de pessoas, na grande maioria esposas de funcionários de industrias, perceberam as más condições de trabalho dos cônjuges, então passaram a pesquisar e preferir comprar de marcas que respeitassem o trabalhador.
Ainda que com origem incerta, o movimento impacta nos tempos atuais, conquistando direitos e impondo limites à industrialização e seus processos.
Hoje há preocupação com o que se compra. Temos espaço para alimentos naturais livre de agrotóxicos nas prateleiras. Produtos reutilizáveis e com produção e descarte ecológicos. Marcas que repõe na natureza o componente extraído para produção de material. Há preocupação com peças de roupas, origem dos fios e também tecidos feitos de material reciclado. Cosméticos não são mais testados em animais e uma infinidade de mudanças que ganham mais e mais força a cada dia.
O consumo consciente busca produtos que causem o menor dano possível no meio ambiente. Entende e propõe que, para garantir um mundo mais sustentável, é necessário alterar os hábitos de consumo e produção. Alterar toda a forma de lidar com o meio ambiente, não só na hora da compra.
Por isso, reduzir o lixo, fazer o descarte adequado, encontrar alternativas para o consumo do plástico, se preocupar com as embalagens, com os produtos não só quando estão sendo comprados, mas também a origem e o destino que aquela embalagem receberá, os danos que pode causar à saúde, etc. Vai além de apenas do ato de comprar, é uma preocupação com o todo.
Toda está mudança e preocupação com os processos industriais chamam a atenção de marcas, exigindo um engajamento leal e aprofundado com a causa para atender à necessidade do novo tipo de consumidor que se constrói: mais preocupado e consciente a respeito dos produtos que consume.
O que o consumo consciente proporciona para nós é uma mudança de vida onde todos tenhamos clareza do que acontece em industrias e acesso a dados que antes não dávamos atenção, mas que são importantes; maior qualidade de vida e saúde, com produtos mais sustentáveis; marcas mais humanizadas que se importam com o consumidor, com os animais e com o meio ambiente.
Esse é o futuro do mercado de consumo. Quer manter sua marca dentro das exigências do consumidor e se destacar no ramo? Que tal mostrar ao público que sua marca é consciente e engajada com o consumidor, produzindo materiais e propagandas que retratem esse valor ecológico tão essencial para grandes marcas?