Entender e atender as necessidades do consumidor é a chave para o sucesso de toda estratégia de marketing. Por isso, é necessário consolidar sua marca no ambiente digital e na internet.
Antes de investir em marketing digital, é necessário entender o novo perfil do consumidor moderno. A internet transformou todo mercado a nossa volta, e como internauta, o consumidor também transformou suas preferências. Isso exige que as marcas se atualizem e modernizem a forma de se relacionar com o público.
Contudo, os anúncios online, que aparentemente soam como uma boa proposta, têm crescido entre os internautas como algo incômodo e cada vez mais caindo no desagrado do público.
Entre os tipos de propaganda online, os pop-ups – anúncios que saltam na tela e sobrepõem a página que o internauta está visualizando sem seu consentimento – é tido como o pior, o mais aversivo entre o público digital. Propagandas exibidas em smartphones e propagandas antes de vídeos que impedem o carregamento, vêm logo atrás dos pop-ups. Além disso, os consumidores alegam se sentir perseguidos ou rastreados pelas propagandas, o que diminui a credibilidade e o interesse pelo conteúdo divulgado.
Apesar de serem classificados pelo consumidor como desagradáveis, não significa que sua marca não deva investir nisso, mas pelo contrário.
As propagandas online são incômodas por serem interpretadas como não profissionais, amadoras ou “transmitem pouca verdade”. Isso implica em investir em conteúdo publicitário digital assertivo, para que transmita a ideia certa e com o tom certo para o consumidor digital, que é em muitos aspectos diferente do consumidor fora do ambiente digital.
Então, como produzir propagandas com maior credibilidade com o público digital? Primeiramente, evitando ao máximo os pop-ups; produzindo anúncios que não ocupem toda a tela do dispositivo, já que é um dos fatores que mais incomodam nos anúncios, as tais propagandas espaçosas; os anúncios devem ser discretos e atrapalharem o mínimo possível a experiência de navegação do internauta; conteúdo objetivo, interessante e relevante, que vá direto ao ponto e que pareçam profissionais.
Como recurso para evitar as propagandas digitais, o consumidor utiliza de ad bloquers, que nada mais são que bloqueadores de propaganda online. Então se sua propaganda vai ser vista, que ela tenha destaque e consiga alcançar o consumidor da forma correta, que atenda às necessidades dele e lhe cause interesse.
Deu para perceber que o internauta é muito mais rigoroso com mídias publicitárias, não é mesmo? Portanto, é fundamental investir com peso nesse tipo de propaganda. Não economize esforços no marketing, convença o público que sua propaganda não é invasiva e nem antiprofissional.