Com o advento da internet, o mundo da publicidade e propaganda expandiu suas asas e ganhou ainda mais espaço na vida do consumidor. No entanto, a disputa por visibilidade e por manter uma posição de destaque no mercado se tornaram ainda maior. E quando, mesmo usando poderosos recursos digitais, sua marca tem dificuldade em manter-se relevante? É compreensível se entendermos pelo lado de que quase 1/4 do público pode estar sendo excluído.
Há uma estimativa de que 24% da população brasileira apresente alguma necessidade especial, e mesmo que sua propaganda seja a melhor do mundo, sem recursos de acessibilidade grande parte do público não irá compreender sua mensagem, diminuindo as chances do produto ser consumido.
Imagine, você coloca no ar uma propaganda com vídeo e imagens, mas nem todos poderão compreender o que está sendo dito ou exibido, portanto esperar que apenas as ferramentas de antigamente sejam suficientes para envolver o público é um erro.
Então como produzir marketing digital acessível? Há ações que podem e devem ser tomadas para tornar vídeos e imagens acessíveis à todos os públicos.
Para criar conteúdo de imagem e foto acessíveis, a publicação precisa contar com audiodescrição, um texto explicando todo o conteúdo apresentado na imagem. Assim, leitores de telas podem levar sua proposta para pessoas que possuam alguma deficiência visual. É um trabalho que exige domínio da forma textual audiodescritiva, diferenciando-se de um simples texto descritivo.
No que diz respeito a criação de vídeos acessíveis, contamos com algumas práticas para alcançar o objetivo. Assim como as imagens precisam ter audiodescrição, os vídeos também necessitam de uma descrição em áudio do que está se passando, narrativa própria para inclusão de deficientes visuais. Um interprete em libras também é fundamental para que não alfabetizados na nossa língua e surdos possam compreender o conteúdo com facilidade. E por último, mas não menos importante, conter legendas que reproduzam o que está sendo dito em todo o áudio.
Há quem diga que implementar todos estes recursos visuais na imagem ou vídeo deixa o produto final poluído, com muita informação. Isso ocorre porque não houve preparo. Desde o planejamento sua estratégia de marketing, campanha e conteúdo digital devem ser pensados como acessíveis, dessa forma o produto final vai ser pensado com todos estes recursos inclusos, organizados e sem atrapalhar a transmissão da mensagem e, o mais importante, sem excluir nenhum público por escassez de acessibilidade.
Recursos disponíveis para promover inclusão no ambiente digital existe. Cabe aos profisisonais de marketing digital conscientizarem-se e ajudar a conscientizar o meio para que estes recursos passem a ser amplamente utilizados.
Apex do Brasil é especialista no desenvolvimento e impressão de mídia publicitária, e apoia um mercado de inclusão e acessibilidade no mundo da propaganda e tecnologia.