Logomarca é a identidade visual de uma empresa, tão importante quanto
qualidade e nome do negócio. A logomarca, popularmente chamada apenas de logo,
é a representação visual dos valores e estratégia da marca. Basta um olhar e o
cliente vai compreender uma gama de informações a respeito daquela marca e
quanto melhor construída uma logomarca, melhor impressão ela causa nas pessoas.
Primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
É fundamental ressaltar que as melhores logos são, em geral, simples. Isso
porque quanto mais carregada de informação, texto, cores e formatos, mais
poluída a logo é, o que passa uma imagem ruim para quem a observa. Apesar de
simples, uma boa logo carrega características fortes e marcantes, tornando-a
facilmente reconhecível. Um bom exemplo disso são as logos da Coca, Extra,
Shell e McDonald’s.
Para construção de uma boa logo, forte e clara, é necessário ter clareza
sobre os objetivos da marca e sua identidade, afinal a logo é o símbolo que
representa todas as suas características. Acertar esse ponto ideal requer
esforços por parte da equipe por detrás da marca, entendendo-a e trabalhando
nesta construção.
Um erro comum que as empresas cometem é, no início do negócio, esperar
captar mais clientes para investir na criação de uma logo. Essa espera do
“negócio vingar” é como deixar sua marca sem rosto, sem identidade, entregando
cartões de visita apenas com um número de telefone, ou seja, pouco mais do que
um pedaço de papel comum. Ignorar a importância do logotipo e do investimento
em comunicação visual implica em problemas como aparência de despreparo, de
instabilidade da empresa e amadorismo.
Quais os benefícios de uma logomarca bem feita?
· Identidade: Cada empresa tem seu ramo de trabalho e suas particularidades dentro do mercado. A logo retratará essas diferenças dentro do segmento que torna a empresa um diferencial, única. Autenticidade coloca a empresa em nível elevado de profissionalismo, atribuindo seriedade e mais valor ao serviço.
· Profissionalismo: Sem logo, uma empresa não transmite profissionalismo. Ainda que simples, um símbolo que represente a identidade de uma marca evita a impressão de amadorismo, além de captar atenção das pessoas. Há uma perda grande de visibilidade perante os clientes quando não há logomarca para chamar atenção do público e demonstrar o que o negócio tem a oferecer.
· Credibilidade: Se uma marca tem logo, então é sabido que houve esforço, estudo e trabalho para criação do símbolo. Ou seja, agrega credibilidade por demonstrar que a marca se importa com o consumidor, com a própria imagem e o que transmite as pessoas, um valor que os clientes buscam no mercado crescente e cada vez mais competitivo.
· Destaque: Como mencionado acima, o mercado é competitivo e cada vez mais há volume de marcas e novos produtos em um segmento. Isso implica que, para ser notada, uma marca precisa ter destaque, o que só uma logomarca bem construída pode proporcionar.
Cuidados na criação da Logo:
· Não copiar outras logos: embora pareça óbvio, muitos copiam outras logos e mudam pequenos detalhes imaginando ser uma grande sacada, mas uma logo copiada não mostra a identidade da marca, além de transmitir baixa credibilidade.
· Escolha da tipografia: ao decidir o estilo de letras a se utilizar no logotipo, não misturar mais de ume estilo. Abusar da variedade de tipografia aparenta instabilidade da marca e contribui para uma logo poluída, pouco clara.
· Profissionalismo: pedir para um parente que está iniciando a carreira, para o estagiário ou qualquer outro meio que pareça economizar na hora de produzir uma logo é uma cilada. É importante trabalhar com profissionais na hora de tratar da identidade de uma marca, escolhendo pessoas capacitadas para alcançar o objetivo desejado com a logo.
Agora que conhece a importância e os principais fundamentos de uma logo
profissional, cuide da identidade visual da sua marca com a Apex do Brasil.
Contamos com uma equipe especializada para criação de logomarcas marcantes
desde a ideia central até execução e produção de material, como faixas,
rótulos, etiquetas e letras-caixa com sua logo estampada.