Você sabe qual a diferença entre marketing e publicidade? Embora estejam interligados, os conceitos são diferentes e comumente são confundidos como uma coisa só. Por isso, a Apex do Brasil explica as diferença entre eles e as características de cada um.
Marketing pode ser considerado o carro-chefe da publicidade e propaganda, pois é muito mais amplo que os outros dois. É a estratégia, todo o planejamento e ações para se alcançar o público, entender suas necessidades e a como oferta-las. Produtos, serviços, comunicação, adaptação, relação com o consumidor, todos são elementos do marketing.
Já a publicidade, como o nome sugere, é tornar público, difundir ideias, divulgar os serviços e produtos. Seja em jornais, internet, televisão, rádio ou outros meios, a publicidade abrange as propagandas destinadas ao comércio, anúncios, vídeos, mensagens, todo recurso que cumpra o propósito de publicar uma marca no mercado.
Se o marketing é a estratégia, planejamento de ações para alcançar o público, a publicidade está dentro do marketing, é uma ferramenta dele. A função da publicidade é a divulgação, a efetiva ação na prática de tudo que foi planejado e desenvolvido dentro da estratégia do marketing.
São conceitos inerentes um ao outro que se completam mutuamente, ou seja, dependem um do outro para funcionar. A publicidade promove o que o marketing planeja. Todo mídia de divulgação encontrada no mercado é resultante da relação marketing-publicidade.
Entendendo que, embora parecidos e funcionando juntos, são conceitos diferentes, fica claro que ambos precisam estar alinhados e bem trabalhados pela marca para dar certo, já que se um falhar o outro consequentemente não funciona.
Concluindo, marketing é o planejamento inicial, do durante e do pós venda, enquanto a publicidade é o recurso que permite instigar o consumidor a comprar o produto.