Descubra a Origem da Black Friday

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

É evidente que a Black Friday se tornou um dos eventos mais esperados do mercado. A Sexta-feira Negra, em tradução livre para o bom português, vem com a proposta de oferecer descontos impressionantes de até 80% em produtos eletroeletrônicos, smartphones, tablets, eletrodomésticos, roupas, sapatos, acessórios, utensílios e todo tipo de mercadoria. Além disso, é um evento estrategicamente posicionado no calendário, pois acontece em vários locais do mundo sempre na última sexta-feira mês, após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos e pouco antes do Natal e Réveillon aqui no Brasil.

A origem do nome Black Friday é um mistério. O que se sabe é que começou por volta do fim do século passado e que pode estar relacionado com o movimento conturbado do trânsito nas ruas e dos clientes em busca dos menores preços. Hoje o evento se espalhou para outros lugares do mundo e se consolidou como um dia para grandes compras e vendas.

O evento teve origem nos Estados Unidos com o intuito de gerar maior fluxo de vendas após o feriado de Ação de Graças, dia significativo para a cultura desse país. O Thanksgiving Day, ou Dia de Ação de Graças, é uma data dedicada a agradecer a Deus com orações e festas pelas bênçãos vividas durante aquele ano. Por isso, a Black Friday é conhecida pelos grandes descontos e preços baixos, pois leva os consumidores a adquirirem mercadorias e aquecer o mercado no fim de ano e nas festividades seguintes, que envolvem presentear os entes queridos, como o Natal e o Ano novo.

No Brasil, a iniciativa da Black Friday foi em 2010, quando redes de lojas se organizaram para promover a data, mas os descontos alcançaram apenas os mercados online nesse primeiro momento. Em 2011, baseado no sucesso de vendas no ano interior, o evento aconteceu também em lojas físicas, ganhando destaque e recorde em 2013 na venda de smartphones, televisores, e demais produtos da categoria dos eletrônicos.

A Black Friday desse ano está chegando e certamente sua marca participará deste evento de reconhecimento mundial e indispensável para negócios de sucesso. Conte com Apex do Brasil para desenvolver e confeccionar a publicidade e propaganda personalizada da sua marca para esse dia tão especial.