Para atrair atenção do consumidor e convencê-lo a comprar sua mercadoria, é necessário publicidade. Propagandas capazes de influenciar opiniões e manipular o público para que reconheça a qualidade da sua mercadoria e do serviço oferecido. Essa é uma técnica muito estudada e aplicada para captação de clientes, e a Apex do Brasil separou algumas das técnicas mais eficazes para produzir propagandas de qualidade.
- Supersimplicação
São propagandas com slogans, frases de efeito, curtas e vagas. O significado é amplo e interpretativo, fazendo alusão a um tema, como paz, amor, saúde ou igualdade, mas sem especificar qual é a mensagem. Dessa forma, cada pessoa interpreta a sua maneira e completa o significado, o que facilita a identificação com o que está sendo apresentado.
Um conceito generalista e abrangente como o da supersimplicação, transpõe obstáculos mais facilmente para alcançar o público, no entanto, segmentos específicos do mercado encontram dificuldade para identificação com o conteúdo.
- Termos de Efeito
Palavras têm poder, é com base nesse conceito que esse tipo de propaganda se estrutura. A construção de palavras é minuciosa para gerar impacto emocional. As frases carregam teor de apelo emocional, significados profundos e sentimentais que não podem ser compreendidos apenas com uso da razão.
Um forte e digno exemplo é “Brasil: ame-o ou deixe-o”. A frase empregada na ditadura militar mostra muito bem como a elaboração de termos de efeito podem, em poucas palavras, alcançar proporções gigantescas capazes de mobilizar o público.
O tom Dramático e tocante dos termos de efeitos possui o poder de ser memorável. Mcdonald e “ame muito tudo isso; Marisa, “de mulher para mulher, marisa”; RedBull e o “RedBull te dá asas” são bons exemplos de como termos de efeito se tornam parte até do nosso vocabulário, gerando um propaganda e fazendo a marca ser reconhecida toda vez que alguém repete o slogan.
- Desaprovação
Outra forma de fazer propaganda é apontar ações ou ideias reprováveis ao invés de dizer quais são boas e aceitáveis. Na propaganda de desaprovação, o foco vai para as consequências de comportamentos negativos e a importância de evitá-los.
“Se dirigir não beba”. É de conhecimento inerente de qualquer indivíduo que bebida e volante não combina. É dessa forma que a propaganda de desaprovação funciona, apontando situações que as pessoas conquistarão desaprovação pública.
Na postagem seguinte, Apex do Brasil continuará trazendo novas técnicas de propaganda. Conte com nossos serviços para decidir qual a melhor mídia publicitária para atender o objetivo da sua propaganda.