No PDV, ponto de venda, a sinalização é um recurso importante para apresentar e indicar sua marca para que o consumidor a reconheça e se lembre do diferencial que ela tem a oferecer. É uma ferramenta que utiliza de estímulos sensoriais para captar atenção dos clientes.
No entanto, a competitividade do mercado cresce a cada dia tornando difícil conquistar a atenção do cliente, ainda mais quando a sua propaganda tem que competir com os smartphones e tablets que as pessoas usam constantemente.
Apex do Brasil listou alguns pontos importantes para você trabalhar a sinalização de forma efetiva no seu PDV:
- Iluminação – ela constrói a atmosfera da loja e atrai o interesse dos clientes para o ponto destacado, guiando-os até áreas estratégicas e menos movimentadas do PDV. O balanço entre a iluminação é um dos pontos fundamentais para um bom PDV: equilibrar a boa iluminação do local com os spots de luz específicos para destacar um produto entre outros de mesma categoria.
- Estimular os Sentidos – assim como a iluminação aguça a visão, outras ações devem estimular outros sentidos, como audição e olfato, de acordo com o produto que está sendo ofertado. É sabido que alguns produtos se destacam pelo aroma, por exemplo, então é fundamental usar essa característica à favor do PDV para que as qualidades do produto sejam exaltadas. Claro, é necessário tomar cuidado para não cair no clichê ou exagerar na estimulação, pois isso pode sobrecarregar o consumidor e não permitir que a informação seja processada, afastando os clientes do PDV, ao invés de atraí-los.
- Cores e Identidade Visual – cores despertam sensações e representam uma série de conceitos que devem ser levados em conta na hora de construir a identidade visual da sua marca. Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, são cores que estimulam o apetite e estão ligadas a alimentos. Azul e branco fazem alusão à higiene e ambientes esterilizados. O verde transmite a ideia de produtos naturais e ecológicos. Misturar a iluminação com as cores para dar destaque e identidade a sua marca, é um detalhe sútil que manterá a atenção do consumidor nos produtos indicados.
- Organização de Prateleiras e Expositores – a forma com que os produtos são dispostos nas prateleiras também deve ser pensada estrategicamente. Por exemplo, produtos de mesma altura podem acabar ficando ofuscados quando enfileirados um atrás do outro. O mesmo ocorre se produtos maiores ficarem a frente de outros menores, escondendo-os. Organizar hierarquicamente as mercadorias influencia na percepção e decisão de compra dos clientes.
- Exposição de Preços – junto com prateleiras devidamente organizadas, é importante dispor os preços das mercadorias de forma clara e objetiva. As informações devem ser posicionadas em cartazes e etiquetas que possam ser reconhecidos a distância e em fontes que permitam a leitura e identificação do produto e do preço com clareza.
- Manter o PDV abastecido – prateleiras e expositores vazios conversam negativamente com o cliente dando a entender que há descuido e abandono do local. Manter o PDV sempre abastecido sinaliza para cuidado e zelo pelo espaço. Para facilitar a manutenção do abastecimento, produtos com maior saída, como os promocionais, podem ser posicionados a frente de outros, dando destaque a promoção e alocando estrategicamente a mercadoria em um ponto em que pode facilmente ser reposta.
Para auxiliar na criação da identidade da sua marca, disponha de tecnologias e plataformas que ofereçam um trabalho profissional e eficiente de divulgação e propaganda, tal como na construção de uma imagem pertinente ao serviço oferecido pela marca.
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