Banners são ferramentas fundamentais na divulgação de uma marca. É um instrumento de marketing que divulga informações, promove publicidade em meio ao público e expõe a marca. É durável, pode ser reutilizado e tudo com excelente relação custo-benefício. Contudo, a modernidade transforma todos os elementos ao nosso redor, começando pela comunicação visual que é amplamente tocada pela tecnologia e encontra campo para tornar as ferramentas ainda mais criativas e eficazes na hora de empreender publicidade.
Como uma das ferramentas mais eficazes para divulgação, o banner foi um dos primeiros a migrar para o mundo online. O banner digital é a versão da ferramenta para divulgação de propagandas em sites, blogs e portais de internet. Mas não para por ai, os banners digitais também podem ser impressos em lona para divulgação em ponto de venda.
Formatos para Banners Digitais:
- Interativo: modelo que promove interação direta com o internauta, como preenchendo formulários online, por exemplo. A proposta desde formato é envolver o público e tem se popularizado com grande intensidade.
- Animado: esse modelo trabalha com mais de uma imagem criando pequenas animações que emitem informações e chamam atenção constantemente do internauta. É um modelo que traz muito resultado em comparação com os banner não animados.
- Pop-Up: aquela propaganda que salta involuntariamente na sua tela. É um modelo considerado invasivo, expondo o usuário à propaganda contra sua vontade, obrigando-o a fecha-lo para continuar a navegação. É ideal para divulgação de
Banners digitais são a estratégia de marketing mais próxima da propaganda tradicional e é o formato que recebe a maior parte dos investimentos. Uma campanha bem planejada é capaz de divulgar a marca, auxiliar clientes indecisos na hora da compra de produtos e produzir tráfego para o site, blog ou redes sociais.
Há três grandes tipos de banners para site, necessitando conhecer o público alvo e identidade da marca em questão para definir qual o melhor tipo:
CPC – Custo por Clique. Neste formato o anunciante recebe por número de cliques que o anúncio receber. Cada clique gera um valor fixo em dinheiro para a plataforma, por isso é um modelo mais indicado para empresas que estão começando, pois permite um controle do orçamento de quanto será gasto naquela propaganda à medida que anúncio vai recebendo cliques.
CPM – Custo por Mil. Formato que não leva em conta o número de cliques, mas sim a quantidade de anúncios liberados, no caso mil unidades. O anunciante paga pelo pacote com mil banners digitais que são divulgados na plataforma anunciante. Quando um mesmo usuário visita o anúncio mais de uma vez, apenas a primeira visualização é contabilizada, garantindo que o anúncio seja visto ao menos mil vezes. É um tipo mais completo, com valor fixo para cada mil banners, mais indicado para marcas mais estruturadas.
CPA – Custo por Aquisição. Tipo considerado mais caro do mercado de anúncios. O anunciante pagará a plataforma apenas quando o objetivo da campanha for alcançado, ou seja, há o cumprimento de uma meta para a plataforma receber pelos anúncios. Marcas consolidadas e com clientes fidelizados podem apostar neste tipo e esperar por grande margem de lucro.
Banners são materiais promocionais essencialmente atrativos e objetivos. No mundo online precisam ser ainda mais criativos e claros. E para obter sucesso na captação de atenção do público, requer trabalho de especialistas para construção de marketing digital assertivo e profissional.
Entendida a relevância da estratégia de marketing digital, invista nesse modelo de propaganda e obtenha excelentes resultados com Apex do Brasil, especialista em comunicação visual e design criativo.