É natural que as marcas busquem produzir conteúdos que atraiam cada vez mais público e se adeque as novas necessidades do consumidor. Para isso, lançam mão de recursos menos formais, se aproximando do público e da linguagem utilizada no nosso cotidiano, como os famosos memes, por exemplo. No entanto, durante este processo de popularização do conteúdo, o público pode se sentir lesado e a propaganda acabar gerando polêmica por esbarrar em questões sociais que são delicadas por natureza.
A cerveja Skol, em 2015, lançou uma propaganda para o carnaval com os dizeres “esqueci o não em casa”. A frase foi interpretada pelo público como alusão à cultura do estupro e do machismo, o que pegou mal para a marca. Ao mesmo tempo que se cria intimidade com os expectadores, também é possível desrespeitar movimentos sociais ao fazer essa aproximação da realidade do público. A repercussão gerou prejuízo à Skol e a necessitou alterar todo o material da propaganda como pedido de desculpas e remissão pelo mal entendido.
A publicidade está cada vez mais atrativa com o advento da internet. As possibilidades deram asas ainda maiores para a criatividade e os recursos são infinitos quando se trata de fazer marketing assertivo e inteligente para promover uma marca. Contudo, as pessoas também ganharam maior liberdade para se expressarem, opinarem e criticarem, o que coloca a imagem de marcas anunciantes em risco com mais facilidade. Uma propaganda que utilize o mesmo linguajar que falamos no cotidiano e que abranja questões sociais gera um conexão mais profunda com o público, mas se esse procedimento não for claro e a mensagem a ser transmitida não estiver muito bem definida pelo anunciante, pode haver má interpretação do público e o “feitiço voltar contra o feiticeiro”, com a propaganda sendo espalhada para todo canto, como era a intenção inicial, só que veiculando uma imagem ruim da marca.
Propagandas são reflexos da nossa sociedade, retratando questões culturais, movimentos, ideologias, política e momentos históricos que estamos atravessando. Portanto, é necessário haver estudo, pesquisas, teste de conceito antes de liberar algum material para o público e que possa ser mal interpretado, gerando consequências negativas. Pesquisas automatizadas são um excelente recurso para precaver reações negativas do consumidor. Uma marca deve avaliar se suas metas e cultura estão condizentes com o que o mercado exige em sua constante transformação diária.
O mundo da publicidade se reinventou e puxa os reflexos das mudanças sociais como carro chefe dessa transformação, levando à todos de forma aproximada e real o que está acontecendo no mundo lá fora. Impactante, divertida, inspiradora ou emotiva, uma propaganda deve ser pensada por profissionais capacitados à atingir o ponto ideal de equilíbrio entre liberdade de expressão e respeito ao público, garantindo o bom retorno dos investimentos em recursos de divulgação. Para isso, conte com Apex do Brasil e assegure propaganda de qualidade e veiculação de material criativo e sem prejuízos a sua marca.